Berro

Músicas e Sons


Fios da Trama – Vol. 1

[English Below] Esta coletânea traz seis obras que permaneceram escondidas do público por décadas. Compostas entre 1963 e 1986, elas são representativas de um rico período de experimentação da história recente da música brasileira. Embora as compositoras e compositores aqui presentes estejam entre os nomes mais reconhecidos da nossa produção musical, estas seis composições são a prova de que nos acostumamos com o esquecimento: elas nos contam sobre os embates estéticos, sobre as questões tecnológicas, sobre as forças políticas de um período de mais de duas décadas. Elas ajudam a construir os fios de uma trama geralmente ofuscada por uma história da música que tem se interessado mais pelo que vem de fora do que pela rica e surpreendente produção nacional. ____________________ This collection features six works that have remained hidden from the public for decades. Composed between 1963 and 1986, they are representative of a rich period of experimentation in the recent history of Brazilian music. Although their composers are among the most recognized names in our musical production, these six compositions are proof that we have become accustomed to oblivion: they tell us about aesthetic clashes, about technological issues, about the political forces of a period of more than two decades. They help to build the threads of a fabric that is often overshadowed by a history of music that has been more interested in what comes from outside than in the rich and surprising Brazilian production.

Credits:

Produção e Curadoria [Production and Curatorship]: Fernando Iazzetta Apoio [Support]: NuSom – Núcleo de Pesquisas em Sonologia – USP Masterização [Mastering]: Paulo Assis Gravação [Recording] (Klavibm II): Pedro Paulo Kohler (LAMI-USP) AGRADECIMENTOS [Acknowledge, see below]: Este projeto não teria sido possível sem o inestimável apoio e confiança dos compositores e de seus herdeiros [This project would not have been possible without the invaluable support and trust of the composers and their heirs]: Ayton Escobar, Jocy de Oliveira, Alessandro Santoro, Luiza Maria F. Rodrigues, Mariana Cozzella-Carvalheira, Ruda Duprat, Raí Duprat, Márcia Taborda, Isabella Dantas Leite e João Marcello Dantas Leite. Rodolfo Caesar, Denise Garcia, Aylton Escobar, Alessandro Santoro e Jocy de Oliveira tornaram este projeto ainda mais especial contribuindo com textos sobre as peças. Luciana Sayuri realizou uma cuidadosa interpretação de “Klavibm II”, de Damiano Cozzella e Rogério Duprat. Rodolfo Caesar gentilmente disponibilizou a cópia digital de “Espectros Cromáticos”, de Marlene Fernandes. Regiane Graúna e Denise Garcia possibilitaram o acesso à partitura de “Klavibm II”, de Damiano Cozzella e Rogério Duprat. E Rui Chaves foi um interlocutor importante para a concepção deste projeto. _______________________ This project would not have been possible without the invaluable support and trust of the composers and their heirs: Ayton Escobar, Jocy de Oliveira, Alessandro Santoro, Luiza Maria F. Rodrigues, Mariana Cozzella-Carvalheira, Ruda Duprat, Raí Duprat, Márcia Taborda, Isabella Dantas Leite and João Marcello Dantas Leite. Rodolfo Caesar, Denise Garcia, Aylton Escobar, Alessandro Santoro and Jocy de Oliveira made this project even more special by contributing their texts on the pieces. Luciana Sayure provided a careful interpretation of “Klavibm II”, by Damiano Cozzella and Rogério Duprat. Rodolfo Caesar kindly provided the digital copy of “Espectros Cromáticos”, by Marlene Fernandes. Regiane Graúna and Denise Garcia provided access to the score for “Klavibm II”, by Damiano Cozzella and Rogério Duprat. And Rui Chaves was an important interlocutor for the conception of this project.